Atuação na Pandemia

Com o início da pandemia da Covid-19, em 2020, o objetivo central do Visão Alagoas foi apoiar o governo a estabelecer estratégias mais eficazes voltadas ao combate do vírus e aos impactos da crise socioeconômica nos assentamentos informais. A partir de dados e informações levantados desde 2017 pela equipe do ONU-Habitat em Alagoas, o projeto lançou uma nota técnica com foco na dinâmica da situação populacional e sanitária das grotas de Maceió, preparada para subsidiar o estado na implementação de políticas de enfrentamento à pandemia. O documento usou como referência, principalmente, estudos e diagnósticos, como o Perfil Socioeconômico dos moradores de grotas de Maceió e o Mapa Rápido Participativo, avaliação detalhada das condições de infraestrutura nas grotas da capital.

Nomeada “Assentamentos precários de Maceió e a Covid-19”, a nota técnica apontou quais grotas poderiam ser mais vulneráveis, de acordo com as características dos moradores e dos territórios. A publicação trouxe ainda outras orientações estratégicas, como características comuns às grotas e favelas que devem ser seguidas no planejamento de medidas de enfrentamento e, também, iniciativas tomadas por governos e organizações locais que poderiam servir de inspiração para o combate à pandemia em Alagoas.


PROJETO EMERGENCIAL

 

Ainda em 2020, um projeto emergencial desenvolvido pela equipe do ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas foi selecionado, sendo o único do Brasil entre 56 propostas do mundo, para receber financiamento do Fundo Emergencial para Atividades de Apoio ao Combate à Covid-19, da sede do ONU-Habitat. Composto por duas linhas principais - coleta de dados e comunicação/engajamento comunitário - o projeto “Covid-19: Monitoramento e Resposta Rápida Baseada em Evidências em Assentamentos Informais de Maceió & Intercâmbio de Conhecimento com o Rio de Janeiro e Cidades Lusófonas” combinou dados concretos e a participação comunitária para produzir uma narrativa humana e baseada em evidências do impacto da pandemia em comunidades de assentamentos informais de Maceió (grotas).

A iniciativa complementou o projeto Visão Alagoas 2030, concentrando-se no impacto sanitário e socioeconômico gerado pela pandemia. Um dos principais resultados do projeto emergencial foi a elaboração de um diagnóstico dos efeitos da pandemia da Covid-19 nas grotas de Maceió, a partir de 4.700 entrevistas realizadas para monitorar, informar e coletar percepções de moradores e moradoras das grotas sobre a pandemia. Um dos indicadores mais relevantes mostrou que pelo menos 25% dos residentes não tinham acesso a abastecimento de água adequado e enfrentavam grandes dificuldades para seguir os protocolos de higiene estabelecidos pelas autoridades de saúde durante a pandemia.


VISÃO DAS GROTAS

 

Além de produzir informações para o setor público, o projeto emergencial também se concentrou em ações para orientar e sensibilizar a população dentro e fora das grotas. Nove jovens moradores das grotas participaram de oficinas de comunicação popular, conduzidas por uma equipe dedicada ao projeto e composta por três tutores, um comunicador social e uma mobilizadora social, que apoiaram a produção de materiais gravados pelos celulares dos próprios jovens sobre as percepções e os impactos da pandemia nas grotas.

A produção foi realizada por meio de uma estratégia de gamificação em que os participantes tinham objetivos a cumprir para o registro audiovisual e atividades de engajamento, como organização de eventos no formato de lives e outras dinâmicas de interação virtual. O material produzido foi editado e transformado em um documentário sobre os desafios colocados pela pandemia nas grotas. Intitulado “Visão das Grotas”, o filme ganhou os prêmios de Melhor Performance e de Melhor Filme pelo Júri Popular no mais prestigiado festival de cinema de Alagoas, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

 

Governo do Estado de Alagoas
© 2022 - 2024 - Versão 1.0

menu

Menu terciario (contato)